ORIGENS


Fim de semana que se passou foi daqueles para nunca mais esquecer.

Uma família inteirinha (32 pessoas no total, contando os avós, filhos, genros, noras, netos e o bisneto) se organizou e partiu para o leste de Minas Gerais, lá para as bandas de Manhuaçu - Manhumirim, a poucos quilômetros do Pico da Bandeira.

O avô e a avó queriam contar a história deles para suas gerações, mas de um jeito todo especial: pisando no solo do sítio ainda habitado, no chão da casa centenária e vazia, na nave da velha e abandonada igrejinha rural e na sala do grupo escolar em reforma, onde o velho estudou até o quarto ano fundamental.

No sítio, o casal relatou histórias de amor, aventura, trabalho árduo, dor e alegrias. Cada cantinho da velha casa, cada clareira, ponte, iguapé ou riacho ganhava notoriedade, recriava os cenários nas mais diversas versões que surgiam nas mentes atentas de todos ali.



No meio do terreno, o avô aponta para 3 Perobeiras gigantes:

"Meu pai encontrou estas mudas de Peroba no meio da mata que circunda nosso sítio, e resolveu plantá-las aqui no nosso terreiro. Ele queria que seus netos e bisnetos soubessem o que é uma Perobeira, pois previa o desmatamento acelerado das nossas florestas."

Então, todos os netos, bisnetos e até o tataraneto (de apenas 1 mês de vida) contemplaram emocionados aquelas árvores, carinhosamente fincadas ali para eles mesmos...


"Assim será abençoado o homem que teme a Deus! 
Sua mulher será como uma videira frutífera em sua casa; 
seus filhos serão como brotos de oliveira ao redor de sua mesa.

Que o Senhor o abençoe, para que veja os filhos de seus filhos!" (Salmo 128)

Comentários

  1. Sonia, lindo relato das aventuras dos Póvoa-Miranda neste final de semana! Que Deus continue a abençoar ricamente todos!
    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Emocionante.
    Que meus filhos e os filhos dos meus filhos possam ter conhecimento da bela história dada por Deus aos nossos avós e, especialmente, aos nossos pais.
    Não consigo mensurar o sentimento de gratidão, admiração e orgulho que sinto.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas